TEMAS LIVRES

Regulamento Temas Livres

Leia o regulamento e faça a submissão do seu trabalho

SUBMISSÃO DE TRABALHO

1. Submissão

O sistema estará disponível no site do congresso, (link Temas Livres) e ficará no ar até 15 de junho de 2018. Somente os resumos que estiverem de acordo com as regras serão analisados pela Comissão Julgadora.

  • Das Regras para Digitação de Temas Livres – Os resumos devem preencher, obrigatoriamente, os seguintes itens:
  • Introdução / Fundamento – O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases.
  • Objetivo – Enunciar de modo claro o tema investigado, indicando a hipótese a ser testada.
  • Materiais e Métodos – Descrever os métodos utilizados para coleta de dados e as intervenções realizadas. Obrigatoriamente o resumo tem que indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, série de casos, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamentos).
  • Resultados – Devem ser apresentados de forma a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados estatisticamente significativos. Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Unidades.
  • Conclusões – Apenas as amparadas em dados concretos que respondam os objetivos do trabalho e que sejam coerentes com os mesmos.

1.2 Das Regras para Digitação de Relatos de Casos – Os resumos devem preencher, obrigatoriamente, os seguintes itens:

1.2.1. Fundamento – Breve revisão da literatura da patologia em questão.

1.2.2. Objetivo – Enunciar claramente que se trata de um relato de caso.

1.2.3. Métodos – Não é necessário descrever pois trata-se de relato de caso.

1.2.4. Resultados / Relatos de Caso – Descrever as características do caso.

1.2.5. Conclusões – Descrever o que o caso traz de novo em relação ao já sabido da literatura e concluir com alguma direção futura.

1.3. Do Envio – Os temas livres somente poderão ser submetidos através do sistema online e deverão ser enviados sob a forma de resumo.

1.3.1. Dos autores – O autor obrigatoriamente deverá estar inscrito no Congresso. Em caso de substituição do apresentador, no momento do evento, o substituto também deverá estar devidamente inscrito no Congresso. Não há limites para o envio de resumos de um mesmo autor. Serão permitidos no máximo 7 (sete) autores, sendo descritos através de nome e sobrenome.

1.3.2. Limite de caracteres permitidos pelo sistema: O número máximo de caracteres por resumo é de 2400 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedido por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.

1.3.3 Categorias: somente serão analisados os temas livres relacionados à oncologia.

2. Classificação dos Temas Livres

O processo de seleção será realizado conforme a especificação abaixo:

2.1 Seleção Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora é imprescindível que todas as orientações deste regulamento tenham sido rigorosamente seguidas.

2.2 Revisão e Avaliação – Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados pelos membros da Comissão Julgadora.

Os critérios para julgamento são:

  • Originalidade e Relevância;
  • Delineamento;
  • Análise estatística do material e método utilizado;
  • Adequação do texto, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões;
  • Importância para o avanço do conhecimento, potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados.

3. Dinâmica do julgamento

Os resumos aceitos para avaliação serão encaminhados para a Comissão Julgadora de Temas livres de maneira cega quanto à autoria e instituição.

Serão selecionados 02 (dois) julgadores para cada tema livre, e cada um atribuirá 05 (cinco) notas (com base nos critérios acima citados), ou seja, cada tema livre receberá o total de 10 notas, e ao final será extraída a média que servirá de nota para a classificação.

4. Da apresentação

Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em formato de pôster digital, conforme classificação estabelecida pela Comissão Julgadora.

Concluído o trabalho de julgamento, a organização do Congresso disponibilizará no site do evento a listagem dos aprovados e enviará para o e-mail registrado no sistema de submissão a carta oficial de aceite contendo todas as informações sobre a apresentação. Será responsabilidade do autor divulgar a aprovação do tema livre aos coautores do trabalho.

4.1. FORMATO DE APRESENTAÇÃO – PÔSTER DIGITAL

4.1.1 SESSÕES DE PÔSTERES

As sessões de pôsteres serão realizadas nos dias 09, 10 e 11 de agosto, de forma simultânea, durante os intervalos das atividades científicas (10h/10h30 e 16h/16h30).

Serão 02 coordenadores / avaliadores por sessão.

Cada autor terá 5min para apresentar seu trabalho e a comissão terá 2min para tecer comentários.

4.1.2 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

A apresentação será em ordem sequencial, conforme a listagem que será divulgada no Programa Oficial. O apresentador deverá ser o autor principal ou coautor do trabalho.

A Coordenação do Congresso solicita que os apresentadores estejam presentes durante toda a sessão, pois eventuais não comparecimentos poderão alterar a ordem de apresentação.

Obs.: Template padrão de apresentação será enviado com a carta de aceite.

5. Avaliação

Serão 02 coordenadores / avaliadores por sessão.

Sessão Pôster 1 – 09 de agosto de 2018 – 10h/10h30

Sessão Pôster 2 – 09 de agosto de 2018 – 16h/16h30

Sessão Pôster 3 – 10 de agosto de 2018 – 10h/10h30

Sessão Pôster 4 – 10 de agosto de 2018 – 16h/16h30

Sessão Pôster 5 – 11 de agosto de 2018 – 10h/10h30

6. Prêmio

Cada apresentador receberá uma inscrição para a edição de 2020 do CONGRESSO SANTA RITA, certificado especial e placa de homenagem.

Os autores dos trabalhos classificados ao prêmio receberão o reconhecimento da Comissão Organizadora do CONGRESSO SANTA RITA e a premiação durante a sessão de encerramento do Congresso.

 

 

Os casos omissos neste regulamento serão encaminhados e avaliados pela Comissão de Temas Livres.